domingo, 27 de fevereiro de 2011

My Artworks

Em 1996 começou a minha aventura na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, ao iniciar um curso de pintura com o professor Jaime Silva, na altura coordenador dessa área.
Apesar de haver também o curso de Desenho, resolvi começar pela pintura porque achava que sabia desenhar bem (wrong!). Para mim foi um abrir de um novo mundo, conheci novos amigos, descobri capacidades que não conhecia em mim, mas que , como tudo na vida, precisavam ser trabalhadas.
Como dizia Picasso: "Que sorte que eu tive, que a inspiração apanhou-me a trabalhar!"

Fiz três anos de pintura, e ainda frequentei paralelamente aulas de Estética, onde aprendi também muito, desde o conceito de acto estético e arte, o belo, o sublime.

Todos os meus trabalhos de pintura são em acrílico, gosto de pintar com pouca tinta, não gosto de superfícies rugosas, e como diziam os meus professores tenho uma abordagem muito fotográfica aos temas.

Auto retrato
Natureza\morta
Lixo metálico
Este último quadro, lixo metálico, foi feito a partir de uma fotografia que tirei numa exposição no Centro Pompidou, em Paris, a um bloco de lixo amassado, do que antes tinha sido um carro.

Paisagem do Douro
A paisagem do Douro foi feita através de uma imagem a preto e branco, e o início de alguns quadros à volta do tema pedras, gosto muito de pedras e materiais neutros.






Depois de fazer pintura resolvi então começar o Curso de Desenho, na altura com o Professor Quintino como responsável geral. Era um bom professor mas de trato não muito fácil. Há dois anos foi substituído pelo Alexandre Grade que é um professor fantástico, além de uma pessoa muito divertida.

Durante três anos de desenho abordámos desde figura humana a objectos, com grafite, pastel, aguada, lápis de cor, apredemos a dar volume, distância, a saber desenhar de forma rigorosa com medidas, verticais, horizontais, negativos, positivos, luz, sombra.


Retrato da Vanessa
Seguidamente fiz um ano de Composição, onde abordávamos objectos, temas, para depois partir para trabalhos à volta dos mesmos. Cada trabalho era desenvolvido durante várias aulas.



Os dois trabalhos que se seguem são o resultado da pesquisa e transformação de um estribo e um freio, objectos que pertenceram ao meu avô, com colagens, lápis e ceras aguareláveis.



Os dois seguintes resultam de um momento de espera no aeroporto em Londres, da curiosidade que eu tive por um saco de alguém, por ter desenhado e captado aquele momento, misturado com outro momento de espera num aeroporto em Paris onde estava uma mulher sentada com um telemóvel na mão. Colagens, lápis de cor e ceras aguareláveis.

Viagem 1

Viagem 2

Estas árvores foram a inspiração para o meu trabalho final de composição, um mural exterior com 20 metros de comprimento, realizado num material à nossa escolha, no meu caso o betão com os motivos em baixo-relevo. Utilizei apenas os troncos das árvores na minha composição.

Cor foi mais um ano pelo qual passei, onde aprofundámos os nossos conhecimentos gerais de desenho e aprendemos a utilizar a cor. Pastel, lápis de cor,ceras, aguadas, aguarelas foram utilizados nos trabalhos. Seguem alguns exemplos, embora tenha muito mais ainda não fotografados.




Neste momento estou no 2º ano de Estudo do Nu, onde abordamos o corpo humano com diversas técnicas, grafite, lápis de cor, e também aprendemos toda a estrutura interior, esqueleto, músculos, que permitem o entendimento do exterior do corpo humano. Ainda não tenho fotos!

Na exposição do último ano lectivo, os meus dois desenhos são os que estão imediatamente à minha esquerda, um em cima do outro,´por cima da palavra "Desenho"

Espero continuar por mais tempo a desenhar e em breve voltar à pintura!

Sem comentários:

Enviar um comentário