terça-feira, 19 de abril de 2011

ENSOPADO DE BORREGO

Hoje trago a receita de Ensopado de borrego à alentejana, como a minha mãe me ensinou a fazer.


Sempre foi ao longo dos anos o prato que comíamos no almoço de Páscoa, normalmente passado em Porto-Covo,  com os meus tios e primas. A minha tia também fazia o ensopado de borrego dela, e estabelecia-se uma espécie de concurso entre as duas donas de casa! Era muito engraçado. E o meu pai e o meu tio faziam sempre o mesmo tipo de comentários, ano após ano.
Entretanto por um lado a família foi crescendo, por outro houve quem partisse, e a tradição com os tios foi-se perdendo. Eu continuei a fazer sempre o ensopado para o almoço pascal, continuando com a tradição, tradição essa que espero um dia passar também às minhas filhas.

Vem-me também à lembrança o Pudim americano,  que a minha mãe fazia sempre para sobremesa.
Guardo nas minhas memórias aquele creme feito com caramelo, e por cima as natas batidas com açúcar e amêndoa às lascas a enfeitar. Uma delícia!

Mas voltando ao Ensopado de borrego, aqui vai a receita, com votos de uma feliz Páscoa!

Ingredientes:
Banha de porco
2 cebolas grandes
1 ramo de salsa grande
colorau
2 dl vinho branco
batatas
sal, pimenta
Borrego cortado aos pedaços, (costeletas, perna, peito, etc.)

Num tacho alto (ou na panela de pressão) põe-se a banha, picam-se as cebolas, pica-se a salsa, deita-se o borrego, o colorau (bastante), o sal e a pimenta (bastante).
Deixa-se suar em lume médio, mexendo, durante pelo menos 30 minutos, sem deixar secar demasiado.
Junta-se o vinho branco, um pouco de água e deixa-se cozer.
Se for na panela de pressão, cerca 30m, se for num tacho normal o tempo necessário até a carne ficar macia.
Cortam-se as batatas aos cubos relativamente pequenos.
Passa-se o borrego para um tacho mais largo, acrescenta-se sal e água se necessário e juntam-se as batatas para cozerem.
Deve ficar com bastante caldo, mas bem apaladado.

Para acompanhar:
Salada de alface com um pouco de cebola às rodelas, temperada com sal, azeite e vinagre
Ervilhas cozidas e depois salteadas em manteiga e com salsa picada por cima
Pão alentejano para fazer sopas no prato (opcional mas muito bom)

Sem comentários:

Enviar um comentário