sexta-feira, 8 de abril de 2011

MUST KNOW: Blue Klein

IKB (International Klein Blue) é a designação da tonalidade de azul que Yves Klein obtinha com a mistura de uma determinada quantidade de pigmentos. A fórmula registada a 19 de Maio de 1960, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com o número 63471, protege a composição química do azul IKB.

Yves Klein foi um artista francês (1928-1962), que "inventou" um tipo de azul, o Azul Klein.
Fez parte do movimento artístico Novo Realismo, movimento que nasceu como reacção ao Expressionismo americano por volta dos anos 60.
O Novo Realismo propõe um Manifesto: "Novas abordagens perceptivas do real".
Eis alguns trabalhos deste artista, onde existiu um grande denominador comum: o International Blue Klein, este bonito e intenso azul!

"Vénus azul"

Blue has no dimensions, it is beyond dimensions, whereas the other colours are not.. ..All colours arouse specific associative ideas, psychologically material or tangible, while blue suggests at most the sea and sky, and they, after all, are in actual, visible nature what is most abstract. Yves Klein -  Sorbonne, 1959


"Salto no vazio", fotografia com montagem, um dos primeiros
trabalhos do artista, ainda na fase a preto e branco

"Antropometria"-Pintura performance, em que os modelos passavam o corpo pela tinta azul, ao som de músicos que tocavam, e depois deixavam as impressões do seu corpo numa tela. Toda esta actuação era ao mesmo tempo fotografada, eis como resultava na tela:


Mais exemplos da obra de Yves Klein:


"Three pure blue pigmented sculptures"

"Blue sponge relief"

Numa abordagem muito pessoal, e fora da obra deste artista, escolhi algumas aplicações deste azul, se não igual muito semelhante, em áreas completamente diferentes e diversas!

Parede

Mala Chanel

Fachada de uma Boutique Chaumet em Hong Kong

As minhas pulseiras compradas na China...

Restaurante Os Tibetanos, em Lisboa

Em Porto-Covo, o azul típico das barras das casas, será que é azul Klein? Acho que foi no alentejo que ele se inspirou para a sua obra... 


Sem comentários:

Enviar um comentário