sábado, 16 de abril de 2011

GOSTO DE CONVERSAR

Conversar não é o mesmo que falar.
Quando se conversa, os outros ouvem, nós ouvimos os outros. Felizmente há quem goste de ouvir e de ser ouvido, há quem se interesse e goste que os outros também se interessem, há quem memorize os problemas, as doenças, os filhos, os acontecimentos, o que tinham vestido, há quem consiga continuar a conversa onde ela acabou da última vez.

Como hoje que é o Dia Mundial da Voz, achei este tema bastante a propósito.

Mas falar é uma coisa diferente porque quando as pessoas apenas falam, por vezes nem querem mesmo saber o que o outro lado pensa, não querem mesmo ouvir nada, não dão mesmo espaço a que os outros digam alguma coisa.

Ora eu faço parte do grupo de pessoas que gostam de conversar e tenho a sorte de ter com quem o posso fazer. Adoro passar horas a conversar, saltando de tema para tema, sem saber para onde a conversa nos leva. Conversar é partilhar, é dar e receber, é mesmo uma das coisas boas da vida.

Não quer dizer que eu às vezes também não fale, quando meto conversa com alguém que não conheço num elevador, para dizer uma coisa que me veio a cabeça, e quando essa pessoa pensa: mas o que é que eu tenho a ver com isso? Ou quando penso que estou a conversar mas afinal estou a falar sòzinha...

Gosto de conversar com as minhas filhas, quando elas querem conversar comigo, e à beira-mar com as minhas amigas da praia, gosto das conversas curtas de balneário, mas que dão para partilhar muita coisa, e gosto de muito mais conversas com muito mais pessoas.
Às vezes também tenho que fazer alguma conversa de circunstância, mas não é essa a que mais me agrada, mas também a faço sem problema nenhum.

Se com a televisão se começou a perder o hábito de conversar em casa, os computadores ainda vieram piorar porque agora também conversamos com o computador. Como eu agora!
Ainda falta referir que também gosto de conversar comigo, quando o "migo" está bem disposto, claro!

Enfim, vou parar de divagar para desejar feliz Dia Mundial da Fala. Falem, conversem, comuniquem!

Sem comentários:

Enviar um comentário