terça-feira, 1 de março de 2011

Belly Dance


Faz tempo que andava para experimentar a Dança do Ventre, pois gosto de dança e essa era das que ainda não tinha feito. A minha amiga Mariana desafiou-me a ir finalmente ver como era, e esse dia foi hoje!

Encontrámo-nos no Camões, o Estúdio fica ali perto, numa rua a caminho do mirador de Santa Catarina.
É num primeiro andar, uma casa antiga toda recuperada, com um soalho em madeira, janelas pintadas de branco e cortinas todas coloridas, muito acolhedor!

Tem até uma lojinha para vender roupas, tops, e aqueles lenços com medalhinhas que se colocam para dançar e fazer barulho com os movimentos de anca. Também usei um, como não podia deixar de ser.
Senti-me uma verdadeira odalisca!

Durante a aula sucederam-se vários exercícios básicos, numa coreografia que dançámos ao som de bonita música indiana. Éramos quatro alunas, mais a professora, todas muito simpáticas e divertidas! Muito giro! Parece que é só trabalho de anca mas não, todo o corpo é exercitado. Amanhã é que vão ser elas!


Fiquei com vontade de voltar a fazer, só tenho que juntar mais esta aula ao meu planeamento de todas as outras actividades! E ainda ter tempo para trabalhar!

Claro que depois andei a pesquisar no youtube onde descobri que há "modern belly dance", "gothic", e muitas outras variações. Mas seleccionei esta Dança da Serpente. Enjoy!

http://www.youtube.com/watch?v=hM0Kvbe1O0E&feature=player_embedded

E já agora, também um pouco da História da Dança do Ventre, porque "o saber não ocupa lugar"!


História da Dança do Ventre
"Mais que uma dança: esta linguagem gestual está associada aos rituais femininos de fertilidade, relacionados aos ciclos da lua e ao sangramento mensal das mulheres, consideradas o elo de ligação do mistério sagrado da vida e da morte. Alguns autores citam a origem desta dança entre 8.000 e 5.000 antes de Cristo. A dança do ventre acima de tudo, tinha um caráter religioso e ritualístico e embora atualmente tenha se perdido parte deste caráter, ainda permanece a essência, onde os movimentos estão ligados a uma série de símbolos como por exemplo o arquétipo da serpente. No antigo Egito a dança do ventre era praticada como forma de reverenciar os Deuses. Na Índia era praticada nos rituais tântricos. As árabes praticavam como entretenimento dos Sultões e em rituais de casamento e fertilidade. A África legou aos movimentos dos quadris uma enorme possibilidade de ritmos, sintonizados com a pulsação que emana da terra. Ainda assim, atuando onde estiver e recebendo a contribuição de várias culturas, o principal fio condutor da dança do ventre continua sendo a celebração da vida através do ventre, matriz do poder máximo da criação e microcosmo do corpo feminino maior, a Terra, nossa grande mãe, que nos alimenta e a partir da qual todos nós somos criados. Dentre tantos, um dos principais movimentos da dança do ventre é o belíssimo movimento da serpente, que pelo desprendimento cíclico de sua pele, símbolizava morte e renascimento em algumas antigas culturas."

Sem comentários:

Enviar um comentário