quarta-feira, 16 de março de 2011

Restaurante O Churrasco

O Churrasco, na Rua das Portas de Santo Antão, mesmo em frente do Coliseu, é um dos restaurantes que frequento há mais tempo em Lisboa. Lembro-me de jantarmos lá com os meus pais e a tia Olga e o tio Eduardo com a Teresa e o Jorge, era eu muito miúda. E como o próprio nome revela, a especialidade é o frango assado no espeto.
A decoração interior não mudou nada ao longo de todos estes anos, ou pelo menos não me parece que tenha mudado, continuam as mesmas paredes revestidas a madeira, com uns painéis de azulejo de quando em quando, e quadros desirmanados por todas elas. Mas, mais importante do que isso tudo, o frango assado continua sempre fantástico, irresistível. O melhor franguinho assado de Lisboa.

A primeira pergunta dos empregados é sempre : Peito ou perna? Desta vez comecei pelo peito, e a acompanhar batatas fritas às rodelas, estaladiças e saborosas, e esparregado. Delicioso! Água a acompanhar porque a seguir há que ir trabalhar...

Como opção o molho picante numa tacinha de barro com o pincel para "pincelar" no frango. Não gosto de picante, mas acho bonito ver este apetrecho a enfeitar a mesa.
Os empregados são sempre simpáticos e solícitos, retiram os restos quando acabamos a primeira porção de frango, e colocam a segunda, com o molho respectivo! O restaurante está sempre cheio, de portugueses na maioria, mas também com alguns estrangeiros. Hoje estava lá o ministro da Administração Interna a almoçar.

Os frangos são assados à vista de todos, junto à montra que dá para a rua, à entrada do restaurante, onde os empregados se despedem de nós sempre com: "Obrigado, até à próxima", ou "um resto de bom dia"!

Sem comentários:

Enviar um comentário