segunda-feira, 4 de abril de 2011

BASELWORLD

Baselworld, ou a Feira de Basileia, constitui uma visita anual para mim por estar ligada ao mundo dos relógios e das jóias. Já visito esta Feira desde 1980, e desde então até hoje só falhei dois anos. Já é muito tempo!
Naquela que é a maior Feira mundial do sector, tenho visto as transformações e toda a evolução das marcas, dos stands, da forma de expôr, dos produtos, e sempre gostei também de observar as pessoas, a mistura de raças.
A entrada principal leva-nos à zona dos relógios, que é a que tem os espaços de cada marca com mais dimensão e impacto visual, a par como o primeiro piso do edifício principal.
Mas há muito mais para ver nos vários pavilhões que de é composta a Feira, quase todos interligados entre si e onde as marcas e os expositores estão arrumados por temas ou por países. Mesmo para quem não seja do sector vale a pena visitar pelo menos uma vez na vida.
Claro que o fundamental da minha visita são os relógios e as jóias, mas além do trabalho também gosto de ver as "modas"! Acho que no que diz respeito a malas este ano a marca vencedora foi a Hermès. Vi de todas as cores!
Também gosto de ver as pessoas apressadas pelos corredores da Feira, e gosto de as ver  a conversar, a observar as vitrines ou a descansar calmamente. É um ambiente bonito, com pessoas bonitas, com coisas bonitas, sente-se que estamos num mundo diferente. E gosto de ir sempre captando momentos...

Há jóias para todos os gostos, desde as cravejadas de diamantes, como esta da Picchiotti...
às mais de design mais depurado, como estas da linha Niemeyer, da H.Stern...
e às com uma atitude mais moda, tendência...

Este ano aprendi um pouco mais sobre pérolas, estive a ver e a tocar em peças lindíssimas, da Mikimoto. Estes colares com "South sea pearls" e diamantes são deslumbrantes!
Eu própria...

Esta pérola rosa é a pérola que a ostra produz sem nenhuma intervenção do homem. Tem uma espécie de "raiado", é muito bonita! Curiosidade: dentro desta vitrine estava um copo de água, para hidratar a pérola!

Interessa-me também particularmente ver como são as decorações das vitrines, e como as jóias estão expostas. Estas vitrines a seguir são Stephen Webster, num estilo muito rock inglês. Gosto das jóias e gostei da exposição, divertida e irreverente!



Também gosto de fotografar as flores...
Quando está bom tempo as esplanadas fora da Feira e todos os locais onde é possível descansar enchem-se de pessoas, ouve-se falar todas as línguas! Funcionam como ponto de encontro, bebe-se uma cerveja ao fim do dia!

Mas é sempre possível ir dar uma pequena volta a pé ou apanhar o eléctrico e ir ver o Reno, e a ponte que liga as duas principais ruas de comécio.

Ou então fazer uma pequena visita à minha loja de artigos de desenho e pintura favorita, que fica mesmo ao lado da Feira, e onde eu me perco completamente...

Um dos meus restaurantes favoritos, o Kunsthalle, ou Café des Artistes, é programa obrigatório...
Onde eu tenho sempre que comer o Gateau Saint-Honoré!

Outro "must" na Suíça é a salsicha grelhada, deliciosa,  com salada de batata e mostarda a acompanhar. Irresistível! Adeus dieta!

De regresso ao Hotel em Bienne, cidade onde temos ficado nos últimos anos, uma viagem de comboio, fazendo o mesmo percurso que já tínhamos feito pela manhã. Os comboios são confortáveis e estão sempre a horas. É a melhor forma de viajar sem dúvida neste país.
 

Numa grande sala da Estação de comboios em Bienne, por baixo do relógio de parede, estava isto escrito. Gostei e guardei para a eternidade.


1 comentário:

  1. E este ano ficámos a saber que um bilhete para este salão custa 150 francos suiços=120€

    ResponderEliminar